sábado, 12 de setembro de 2009

Ricardo Marinheiro bate melhores do mundo em Champéry

Vice-campeão mundial soma vitória histórica na penúltima prova da Taça do Mundo Júnior de Cross-Country (XCO) em Champéry (Suíça), uma semana após a conquista da medalha de prata no Campeonato Mundial na Austrália

Ricardo Marinheiro voltou a fazer história no ciclismo português ao vencer hoje a penúltima prova da Taça do Mundo de Cross-Country (XCO) disputada no selectivo circuito de Champéry, na Suíça, prova na qual o lisboeta voltou a suplantar os melhores do mundo do seu escalão.

Aproveitando a condição física que lhe valeu a medalha de prata no Mundial - em Camberra, Austrália, na passada semana -, Marinheiro, que partiu da 4ª posição, partilhando as primeiras posições do "start-loop", passou a liderar a corrida da primeira até à entrada da última volta, onde foi momentaneamente ultrapassado pelo suíço Matthias Stirnemann. Colocando no limite a oposição suíça e gerindo com rigor as suas forças, o betetista da Selecção Nacional passou novamente para a dianteira batendo Reto Indergand, segundo classificado. O betetista português cumpriu as quatro voltas ao percurso em 1h09m16s, antecipando-se em nove segundos a Reto Indergand e em 53 segundos a Matthias Stirnemann (Suíça).
A conquista de Ricardo Marinheiro iguala o feito do júnior David Rodrigues que, em Maio último, triunfou na "etapa" madrilena da Taça do Mundo naquela que foi a primeira vitória de sempre do btt português na competição promovida pela União Ciclista Internacional.

"O Ricardo Marinheiro voltou a provar ser um dos melhores júniores (17-18 anos) do mundo tendo feito uma gestão excelente do seu esforço em Campéry, tal como fez em Camberra. Garantiu uma vitória de todos os portugueses e de afirmação do potencial jovem da Selecção Nacional de Cross-Country", resumiu Paulo Pais, seleccionador nacional de BTT.

CLASSIFICAÇÃO
1º Paulo Marinheiro (Portugal), 1h09m16s
2º Reto Indergand (Suíça), a 9s
3º Matthias Stirnemann (Suíça), a 53s
4º Evan Guthrie (Canada), a 1m13s
5º Aurélien Daniel (França), a 2m35s

Sem comentários: