terça-feira, 8 de setembro de 2009

Mundial XCO: Fim de reino de Absalon na vitória de Schurter

O suíço Nino Schurter sagrou-se campeão mundial de cross-country em Elites, após suplantar nos metros finais e pela escassa margem de três segundos o tetra-campeão e máximo favorito, Julien Absalon. O betetista suíço tomou a vantagem no último troço de single-track para se antecipar a uma eventual recuperação do rival francês que perde o primeiro título após quatro anos de vitórias consecutivas.

Com 75 betetistas na partida, a prova australiano do circuito de Monte Stromlo provou às primeiras da sete voltas serem as formações da Suíça e da França as mais capazes alinhando os seus homens à cabeça, apoiados por outros “favoritos”, como Jose Antonio Hermida ou o belga Sven Nys, ainda com diferenças mínimas.

Depois de uma corrida relativamente aberta quando ao epílogo coube a Julien Absalon protagonizar a acelação decisiva a duas voltas do fim, cumprindo o propósito de ganhar margem suficiente para construir, como é seu apanágio, uma vitória em crescendo. A novidade é que, desta feita, o suíço Nino Schurter - campeão sub-23 em Val di Sole, em 2008 - conseguiu acompanhar o ritmo do francês entrando na última volta na companhia do bicampeão olímpico.

Na antecipação dos últimos quilómetros, Schurter esticou o ritmo no alcance de uma vitória que Absalon tentou contrariar num último forcing mas sem êxito, cortando o arco visivelmente contrariado. No terceiro posto concluiu outro betetista suíço, Florian Vogel.

Irina Kalentieva em corrida de emoção
Irina Kalentieva protagonizou a mais espectacular recuperação dos Mundiais de Camberra ao impôr-se diante da norueguesa Lene Byberg ao cabo de uma intensa perseguição que se iniciou pouco após a partida com um problema na corrente que lhe custou praticamente todas as posições. No final da primeira volta, Kalentieva tinha mais de um minuto de atraso e seguia na 21ª posição. A recuperação foi fenomenal porque a betetista russa, medalha de bronze em Pequim, foi ultrapassando adversárias entrando na última volta com cerca de 30 segundos de atraso para a norueguesa Byberg. No forcing derradeiro, Kalentieva ultrapassou mesmo Byberg para a reedição do título conquistado em 2007. A fechar o pódio das Elites femininas terminou a norte-americana Willow Koerber.

Barry Stander vence nos sub-23
O sul-africano Barry Stander confirmou a sua superioridade no cenário sub-23 ao triunfar após um ataque na primeira das seis voltas de corrida. No pódio foi acompanhado pelo francês Alexis Vuillermoz e pelo suíço Thomas Litscher. Recorde-se que Tiago Ferreira, escalonado para competir na corrida sub-23, foi vítima de uma queda em treino no início da semana que lhe fracturou a clavícula, falhando assim um dos seus objectivos do ano.


CLASSIFICAÇÕES
Elites Homens
1º Nino Schurter (Suiça), 2h04m39
2º Julien Absalon (França), a 3s
3º Florian Vogel (Suiça), a 58s
4º Jose A. Hermida (Espanha),mt.
5º Geoff Kabush (Canada), a 2m04s
6º Cédric Ravanel (França), a 2m35s
7º Jean-Christophe Péraud (França), a 2m59s
8º Todd Wells (EUA), a 3m06s
9º Jaroslav Kulhavy (Rep.Checa), a 3m22s
10º Christoph Sauser (Suiça), a 3m45s

Elites Mulheres
1º Irina Kalentieva (Rússia), 1h43m20s
2º Lene Byberg (Noruega), a 13s
3º Willow Koerber (EUA), a 52s
4º Sabine Spitz (Alemanha), a 1m30s
5º Anna Szafraniec (Polónia), a 1m37s
6º Catharine Pendrel (Canada), a 2m36s
7º Cécile Rode (França), a 3m07s
8º Esther Suss (Suíça), a 3m40s
9º Eva Lechner (Itália), a 3m58s
10º Heather Irmiger (EUA), a 4m12s

Sem comentários: