segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Mundial 2009: Nélson Oliveira é medalha de prata no “crono” sub-23

Nélson Oliveira conquistou a medalha de prata no Campeonato do Mundo Sub-23, ao classificar-se no segundo posto da prova de contra-relógio no passado dia 23 disputada em Mendrisio (Suíça). O bicampeão nacional sub-23 cumpriu a distância de 33.2 quilómetros em 41m03s sendo suplantado pelo australiano Jack Bobridge, novo campeão mundial.

No ordenamento final, Bobridge bateu em 18 segundos o participante português, cabendo o terceiro lugar ao alemão Patrick Gretsch que cumpriu a prova de duas voltas com mais 27 segundos.

“Estava a espera de ficar no “top-ten”, era esse o meu objectivo. Após a primeira passagem pela meta, com o melhor tempo, acreditei que poderia ficar entre os primeiros. Sofri bastante mas consegui. Estou muito satisfeito e, sinceramente, confesso que não estava à espera de tão bom resultado. Vinha, como disse, com ambição de um bom lugar e acabei por conquistar uma medalha. Dedico-a a todos os portugueses”, avaliou Nélson Oliveira.

“É um resultados histórico. Depois do Sérgio Paulinho esta é, em Mundiais, a segunda medalha conquistada por Portugal. É ainda mais importante visto tratar-se de um corredor de segundo ano na categoria, que nos abre excelentes perspectivas num futuro próximo. A partir de agora, passamos a ter uma referência mundial para os próximos dois anos em provas de contra-relógio”, resumiu José Poeira, seleccionador nacional, no calor da manhã vitoriosa de Mendrisio.

A prova de Nélson Oliveira foi marcada pelas sucessivas quedas dos melhores registos à sua passagem nos pontos intermédios, tendo suplantado no final da prova o registo vigente da esperança alemã, Marcel Kittel, depois de bater, por sua vez, o tempo-canhão do holandês Dennis Van Winden.

O cronómetro parou, no entanto, à passagem do português com 41m03s. Melhor só mesmo o australiano Bobridge, que o havia batido nos pontos intermédio, foi capaz de fazer melhor quando restavam apenas oito ciclistas para o termo da prova, entre eles o alemão Patrick Gretsch e o campeão mundial 2008, Adriano Malori, que terminou a prova no quinto lugar.

Nélson Oliveira soma a medalha conquistada a uma galeria no qual já constam cinco títulos nacionais, todos na mesma especialidade - Oliveira foi campeão repetido em cadetes (2004 e 2005), novamente campeão em júnior (2006), 2º classificado em 2007 (júnior) e campeão sub-23 na sua primeira época no escalão (2008, Paredes).

Natural de Azenha, em Vilarinho do Bairro (Anadia), Nélson Oliveira, que compete na Artesania Galicia/CC Lugo é filho de um antigo ciclista com presença na Volta a Portugal, Celestino Oliveira. O vice-campeão mundial iniciou-se no Sangalhos enquanto juvenil prosseguindo a sua carreira na Escola de Ciclismo Fernando Carvalho.

CLASSIFICAÇÕES
Contra-relógio, 33º2 km
Média de 48º887 km/h
1º Jack Bobridge (Australia) 40m44s
2º Nélson Oliveira (Portugal) a 18s
3º Patrick Gretsch (Alemanha) a 27s
4º Marcelk Kittel (Alemanha) a 35s
5º Adiano Malori (Italia) a 36s
6º Alfredo Balloni (Italia) a 39s
7º Alex Dowsett (Gra-Bretanha) a 43s
8º Blaz Jarc (Eslovenia) a 59s
9º Ramus Quaade (Dinamarca) a 1m06s
10º David Veilleux (Canadá) a 1m11s

Sem comentários: