23 De Outubro de 2009
Sexta-feira cinzenta, algum calor, como que “abafado”… fizemo-nos à estrada, virados ao Ribatejo, mais propriamente, Paço dos Negros,freguesia de Fazendas de Almeirim.
Eram quase 18h quando chegamos a casa da Sra. Delfina e do Sr. Vítor… o nosso local de estágio. No dia seguinte iríamos participar na enormíssima Maratona Festival Bike.
Super bem recebidos, e muito bem instalados, comemos, conversamos e dormimos.
24 De Outubro de 2009
Passava pouco das 7h da manha quando Fausto, Bruno, André e Marco, se levantaram para se aprontar. Noite curta, principalmente para quem fez dela, um programa de comédia. Risos não faltaram…
Bem, lá fomos até Santarém, era pertinho.
Devidamente equipados, alinhámos na “frente de combate”. A ideia era chegar cedo para ganhar posição. Chegámos tarde, e a nossa espera já estava o Miguel que nos fez escolta de bike até ao local no parque para os carros, já havia colegas na frente no controle 0…mais os “prós” que puderam dormir mais um pouco, sem se chatear…enfim, nem tudo é perfeito!
Não houve crise, ficamos bem, ficamos juntos.
A partida deu-se com atraso, pouco significativo, mas pareceu-me ler em qualquer lado, “pontualmente às 9h30m”. Mais 5, menos 5…
É dada a partida, o Fausto ganha posição na primeira picadinha. O objectivo era partir o pelotão. Conseguiram.
Fausto, muito forte, vai embora. Eu (Marco) e o André fomos no apoio mas só o André resiste. Limitei-me a segui-los à distância.
O Bruno e o Miguel, quebram ao inicio… perdem terreno, e depois, é uma luta contra a maré.
Prova durinha, com areia, lama que mais parecia cola, e subidas que pareciam não mais acabar.
Nos 40km (que eram 50) seguiam o André, destacado, o Marco, que o sentia relativamente perto, e o Bruno, que devido ao mau inicio, ficara um pouco mais atrasado.
Não houve azares, 5 estrelas… Lutámos, resistimos, e brindámos à chegada.
Brilhante prestação do André, que com 2h:32m, fez da 278 posição, um lugar ao sol nesta prova! És grande óJjoker!!!
O Marco, por sua vez, sentia não ir muito longe do Joker, e de facto, ia relativamente próximo! Chegou com 2h43m, na 393 posição. “Fiquei contente, portei-me bem! “
O Bruno, devido ao já falado “mau inicio”, ficou numa honradíssima 886 posição com 3h26m. Bem acima da média bttista. Bruno, és o maior. Grande não, que esse é o “Joker”.
Por seu lado, os corajosos dos 80km (que eram 90km) seguiram viagem. O fausto, sempre em pé, que por momentos se viu aflito com uma forte cãibra, fez a prova sem qualquer treino. Inicio forte, final em esforço. Chegou com 5h53m na 250 posição…Brutal!!
Não menos brutal, foi a prestação do crazy Miguel, igualmente corajoso, que ao enfrentar 90Km por terras do Ribatejo, consegue em 6h25 Chegar ao fim na 276 posição. Excelente Miguel, que começara a treinar com a sua nova princesa há bem pouco tempo.
Chegamos todos ao fim e de banho tomado, visitamos a “Feira da doença”, isto é, tanta bike e tanto acessório, e tão pouco dinheiro…
Bem, na verdade quem visitou foi a malta dos 40Km, que a dos 80Km, visitou mais 40Km de terra. Nós esperámos…
Por fim, por volta das 17h, fomos todos (menos o Miguel) até Paço dos Negros, à casa do Sr. Vítor, e sua senhora, comer a prometida sopa da pedra. Nada melhor para repor as forças!!!!
Grande estadia na casa daquele simpático casal, mas a hora de voltar a Coimbra chegava-se. Foi com tristeza que o fizemos mas com a imensa alegria de termos estado numa região maravilhosa, com gente maravilhosa, com amigos únicos, e com as nossas bikes, ali, sujas, desafinadas, mas sempre prontas a partilhar connosco o prazer de rolar pelos trilhos deste nosso belo país.
A viagem de regresso foi óptima, pois, só paramos uma vez para o “Venezuelano” mijar!
Quem é? Esperem pelo próximo episódio.
Saudações Bttistas em nome dos crazy para todos os seus amigos que não foram nomeadas mas que fazem sempre parte destas aventuras…
PS: Agradecimento especial à Sra. Delfina e ao Sr. Vítor pela simpatia, caminha quente e belos manjares… bem, por tudo!!!
Marco ferreira
Sem comentários:
Enviar um comentário