segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Luís Leão Pinto campeão nacional de maratonas 2009

O minhoto Luís Leão Pinto (Lacoviana/Edatech/Bicicletas Lavarinhas) venceu neste domingo o Campeonato Nacional de Maratonas (XCM), impondo-se na corrida de 103 quilómetros disputada na Aldeia de Pedralva, Vila do Bispo, Algarve. No sector feminino triunfou Andreia Moço (Galitos/Madeivouga/Kenda/Gimline).

A corrida desenrolou-se numa zona de belíssima paisagem, num percurso bastante rolante, que permiiiu a Luís Pinto o estabelecimento de uma média de 27,050 km/h. Sem muita dificuldade durante muitos quilómetros, o pelotão foi-se partindo, até que na parte mais dura se jogou a decisão. Nessa altura brilhou o betetista minhoto, que repetiu o sucesso que já alcançara em 2007.

Luís Leão Pinto cumpriu os 103 quilómetros em 3h48m28s, menos 1m23s do que o segundo classificado, Marco Fernandes (Sportzone/Despertar). O terceiro foi Diogo Silva (Crédito Agrícola), a 2m51s.

A prova feminina ficou marcada pela desclassificação de Ester Alves (4Life/Freebike/Bike Club S. Brás). A campeã nacional de estrada, em fundo e em contra-relógio, foi a primeira a passar o risco de meta. No entanto, acabou por ser desclassificada por ter cortado caminho, não cumprindo a totalidade do percurso. A mais beneficiada foi Andreia Novo, que conquistou a camisola de campeã nacional de maratonas.

Andreia Moço gastou 4h35m04s para terminar a prova à média de 22,467 Km/h. No segundo posto ficou Celina Carpinteiro (BTT Loulé/Loulé Concelho), a 5m32s. O pódio fechou com Sandra Araújo (BTTrilhos), a 11m18s da vencedora.

A edição de 2009 dos nacionais de XCM teve a particularidade de ser a primeira em que foram atribuídos títulos aos veteranos. O vencedor da corrida de masters A foi o antigo campeão nacional de estrada, Rui Lavarinhas (Lacoviana/Edatech/Bicicletas Lavarinhas). O minhoto gastou 3h48m31s, apenas mais três do que o conterrâneo e colega de equipa vencedor no escalão de elite. O segundo veterano foi José Silva (BTTrilhos), a 10 segundos de Lavarinhas. O terceiro foi Tiago Silva (Lacoviana/Edatech/Bicicletas Lavarinhas), a 6m47s do chefe-de-fila.

O individual José Henriques sagrou-se campeão nacional de veteranos B. Carlos Correia teve feito semelhante, mas em veteranos C. Maria Trindade Venâncio foi a melhor veterana.

Sem comentários: