segunda-feira, 28 de setembro de 2009
Zé do Pedal em África
Depois de visitar 12 países da Europa e África do Oeste, pedalar 2.000 horas e rodar 11.300kms num kart a pedal, (produzido pela empresa holandesa Berg Toys. www.bergtoys.com) desde Paris a Joanesburgo, o ciclista, ambientalista e fotógrafo brasileiro Jose Geraldo de Souza Castro (Ze do Pedal), já está na Africa Central na sua primeira escala da terceira etapa da sua viagem rumo a pátria de Mandela onde pensa assistir à primeira Taça do Mundo de Futebol realizada no Continente Africano
Zé do Pedal foi recebido em Yaounde, Capital da Républica dos Camarões, onde chegou debaixo de uma forte chuva tropical, pelo Embaixador do Brasil nesta cidade, Orlando Galveas e mais membros da representação diplomática.
Desde o começo da viagem, de 17.000kms, em Paris, no dia 10 de Maio de 2008, Zé do Pedal já percorreu 11.300kms, passando por: França, Espanha, Portugal, Marrocos, Sahara Ocidental, Mauritania, Senegal, Mali, Burkina Faso, Costa do Marfim, Gana, Togo, Benin e finalmente, Nigéria e Camarões, Daqui, Zé do Pedal segue em direcção a Guineia Equatorial, Gabão, Congo, Républica Democratica do Congo, Angola, Namíbia, Botswana e África do Sul, em uma jornada de 5.700kms que tera seu final dia primeiro de Junho de 2010 na cidade de Joanesburgo.
O Pedal Kart que usa foi baseado no modelo BERG X-plorer X-treme e está equipado com pneus de alta durabilidade, aro em polietileno, transmissão de corrente blindado, barra de torção, quadro em aço, freio a disco nas duas rodas traseiras, 7 marchas, farol, assento anatómico, sistema anti furto, lanternas de LEAD, tecto solar, espelhos retrovisores, e odómetro.
De acordo com o ciclista, a parte da viagem entre Lagos até à saída da Nigéria foi a mais difícil de todas e lamentou a falta de seguranca no país.
Outra grande preocupação do ciclista na Nigéria era o medo de sequestro, principalmente após passar a ponte sobre o rio Niger e entrar no estado do Delta, onde, grupos extremistas estão contra a exploracao de petróleo por empresas ocidentais e usam o sequestro para intimidar (e pedirem fortes somas de dinheiro para a compra de armas e manutenção das tropas). Os assaltos nas estradas são outra constante, e Zé do Pedal sofreu 2 tentativas de assalto. "A primeira vez populares que passavam numa mini van deram conta que alguma coisa estava errada e pararam. Na segunda, um carro da polícia passava no local na hora e pedi ajuda.
Após cruzar a África Central, Zé do Pedal pensa fazer uma pausa em Angola, para assistir à Taça Africana de Nações, a principal competição de futebol do continente Africano.
De acordo com o ambientalista o objectivo da viagem é chamar a atenção da comunidade internacional sobre dois dos maiores problemas que afectam a visão das crianças no mundo inteiro, principalmente nos países mais pobres: Catarata e Glaucoma, e divulgar a grande campanha do Lions Clube Internacional para combater a cegueira evitável: O programa Sigth First (Visão Primeiro), lançado pelo clube de serviço em 1989. Zé do Pedal é membro do Lions Clube de Vicosa, MG.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário